Voltar

26/11/2018

Dashboards e o conceito de gestão a vista de uma empresa

No atual cenário, onde tudo acontece muito rapidamente, as decisões precisam ser tomadas na mesma velocidade. O antigo método de planilhas e relatórios não dão aos gestores informações na rapidez necessária. Muito provavelmente, ao se concluir um relatório, boa parte das informações coletadas podem não estar mais de acordo com a realidade.

Através de dashboards, os gestores tem as informações que precisam, no momento exato para uma tomada de decisão.

Mas afinal, o que é um dashboard?

Um conjunto de informações coletadas de vários pontos monitorados do sistema de uma empresa é apresentado através de um painel com um ou vários gráficos. Esse painel de gráficos é o dashboard.

Pode ser customizado para apresentar determinadas informaçõee, na forma gráfica mais adequada, para facilitar a leitura de métricas e indicadores pertinentes à gestão de uma atividade específica. Todos os gráficos necessários são mostrados em uma única tela.

Mas não é só isso. A vantagem mais evidente do dashboard é a unificação das informações para toda a empresa. Não só os gestores, todos os envolvidos podem avaliar os resultados que estão sendo alcançados.

Vamos ver outras vantagens que um dashboard pode oferecer.

Avaliação do desenvolvimento de um produto novo

Desde a fase de projeto até entrar em linha de produção, um produto passa por um sem-número de testes e avaliações. O monitoramento de todas as etapas e ações do desenvolvimento mantem tudo devidamente armazenado.

O uso de dashboards organiza e mostra tudo o que aconteceu, os resultados alcançados, em que fase do desenvolvimento o novo produto se encontra e quais recursos estão sendo usados. Sempre que um indicador aponta para um resultado que foge dos objetivos pretendidos, é prontamente percebido para que se tome as medidas corretivas.

Melhor aproveitamento de recursos

Matéria prima, equipamentos, energia, atividades realizadas pelos colaboradores. A gestão a vista, através de dashboards permite um gerenciamento mais preciso sobre os processos realizados e a performance alcançada.

Identificação de gargalos de processo ou equipamentos ociosos em ocasiões específicas são mostrados no momento que acontecem através de dashboards. A partir dessa constatação e análise mais aprofundada de cada caso, as ações corretivas garantem que esses recursos sejam melhor aproveitados.

Validação de indicadores

Como já foi dito, os gráficos apresentados em um dashboard podem ser customizados de acordo com as informações que a combinação de métricas e indicadores devem mostrar.

A evolução natural de um processo de produção pode adicionar ou excluir processos e atividades. Também pode acontecer que processos antes realizados de forma manual passem a ser automatizados.

Quando isso acontece, com o devido monitoramento, exercerá influência em indicadores já parametrizados e os dashboards auxiliam a perceber a inconsistência. Os indicador então poderão ser parametrizado com as métricas atualizadas de acordo com a nova realidade da empresa.

Promove um clima mais participativo

Não há dúvidas que o maior benefício a ser notado pela gestão a vista a partir de dashboards é a participação mais efetiva das pessoas. O desempenho de toda a organização é mostrado em tempo real. Manter a eficiência acaba sendo um incentivo ao espirito de equipe e ao engajamento por parte de todos.

Monitoramento de sistema. Descubra agora o que a Datamon pode fazer pela sua empresa.