Voltar

10/01/2019

Big Data Analytics. O que é e como acontece?

Você tem acompanhado nossos artigos e sabe que tudo o que acontece em uma empresa, interna ou externamente, pode ser monitorado e, na maioria das vezes, controlado. Isso é possível devido a infinidade de informações que pode se obter a partir de todas as atividades que tem alguma influência nos rumos dos negócios.
O volume de dados será enorme. Como gerenciar essas informações? A resposta é Big Data Analytics. Vamos ver o que é e como acontece.

Será o fim das planilhas de Excel?

Usamos essa pergunta para desenvolver um conceito importante de Big Data Analytics: a natureza dos dados que são analisados.

Dados estruturados
Os aplicativos de planilhas eletrônicas trabalham com dados que podem ser relacionados. Como exemplo podemos citar quantidades, preços, peso, etc. Uma planilha eletrônica pode analisar o preço de um item em relação ao seu peso e número de unidades. Quando um desses dados é modificado, os demais são alterados também.

Dados não-estruturados
As ferramentas Big Data podem trabalhar com dados que apenas um ser humano seria capaz de fazer. Um exemplo que podemos dar seria a quantidade de pão que cada cliente compra, em uma padaria, quando está chovendo e que outro itens levam em comparação com dias ensolarados.
Outro exemplo para a indústria. Quantos itens uma máquina produz por hora depois de um processo de manutenção e qual o rendimento dessa máquina conforme a temperatura do óleo lubrificante.
Dados não-estruturados não podem ser analisados por planilhas eletrônicas.
Mas não poderíamos deixar nossa pergunta sem uma resposta conclusiva. Não, não é o fim das planilhas de Excel. Podemos continuar usando nossa planilha de despesas pessoais sem constrangimento.

O poder das ferramentas Big Data Analytics

Analisar dados não-estruturados é apenas uma das característica das ferramentas Big Data Analytics. O poder dessas ferramentas se dá também em outros aspectos relevantes para a função estratégica que elas exercem.

Elasticidade e Flexibilidade
O volume de dados que as ferramentas Big Data analisam é muito grande. E mais, crescem muito rápido num curto espaço de tempo. Para exemplificar, a rede Walmart, nos Estados Unidos, gera, a cada hora, 2,5 petabydes de dados. Vamos colocar o número aqui para você ter uma ideia.
Dados gerados, por hora, na rede Walmart = 2.500.000.000.000.000 bytes.
Com esse exemplo, fica claro a necessidade de elasticidade que um banco de dados Big Data deve ter para suportar um grande volume de dados.

Flexibilidade é outra característica muito importante porque os dados coletados e analisados são de vários tipos e de mídias diferentes. As informações fornecidas pelas ferramentas Big Data são resultados de análise dos mais variados tipos de dados, como imagens e vídeos fornecidos por câmeras, temperatura fornecida por termostato ou outros sensores, velocidade, vibração, localização. Cada dado que exemplificamos tem formato e origem muito diferentes e só podem ser analisados e relacionados por ferramentas que possuem essa flexibilidade de análise.

Muito mais sobre Big Data

Para poder receber a classificação de Big Data, as ferramentas de análise de dados, além do que já foi tratado anteriormente, precisam ter outras características.


Volume
A coleta de dados proveniente de um sem número de fontes, desde sensores de máquinas ou redes sociais, cresce exponencialmente (já demos um exemplo sobre isso). Para uma genuína ferramenta Big Data isso está longe de ser um problema, são oportunidades.

Velocidade
Para que o gerenciamento possa ser feito em tempo real, com todo o volume de dados gerados, a velocidade de processamento e análise desses dados precisa atender toda essa demanda.

Veracidade
Tomar decisões sobre informações incorretas pode causar grandes prejuízos. A cada momento milhares de informações podem ser processadas. Não tem como se certificar se uma postagem em mídia social revela um fato real. Porém, através de análises estatísticas é possível verificar o que é verdadeiro.

Valor
Como tudo em um negócio, deve-se analisar custos e benefícios. Para Big Data não é diferente. Não há dúvidas sobre o poder do Big Data para as empresa de qualquer porte. O que precisa ser considerado é sobre o momento certo de investir nessa tecnologia.

O monitoramento de sistema Datamon usa ferramentas Big Data Analytics. Descubra agora o que a Datamon pode fazer pela sua empresa.